No mundo moderno de hoje, é impossível pensar em uma obra sem a magia e a beleza de um projeto arquitetônico, pois ele é a arte de transformar sonhos em espaços acolhedores.
Artur Prado, arquiteto urbanista, nos revela nesta edição como transformar simples traços em projeções de sonhos.
“A arquitetura sempre foi algo que me instigou, me atraiu. Sempre gostei de observar obras, casas, edifícios… Isso sempre me chamou a atenção e minha escolha acadêmica, desde sempre, já estava definida”. A afirmação é do arquiteto e urbanista Artur Prado ao definir sua profissão. “As formas, os desenhos, sempre foram algo que me deixaram muito feliz em realizar, desde o período estudantil”, acrescentou ele em entrevista à revista Olhaki.
Ele é natural de Mineiros-GO, graduado pela UNIC – Universidade de Rio Verde. Atua com projetos de arquitetura e interiores há nove anos, atendendo várias cidades nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Bahia.
Eis a entrevista…
Você é um dos mais renomados arquitetos de Mineiros e região, com grandes projetos executados. Como se sente ao ver seu trabalho reconhecido?
Artur Prado – É uma emoção muito grande ter esse reconhecimento, o trabalho é diário, árduo, muito cansativo, mas quando você faz com amor, com a alma, não existe nada mais satisfatório. Tenho trabalhado sério durante todo esse tempo, a fim de levar sempre o que há de melhor e mais moderno aos meus projetos e clientes. Mineiros é uma cidade em constante desenvolvimento, de pessoas de bom gosto, isso permite que nós, profissionais, desenvolvamos projetos audaciosos, lindos, sem nada a dever aos grandes centros urbanos.
Você encontrou dificuldades no início da carreira?
Artur Prado – No início tudo é sempre mais complicado. Tive que ter paciência e esperar o momento certo para mostrar meu trabalho, obter a confiança dos clientes. Isso pode levar algum tempo, tanto é que fiquei quatro meses sem nenhum projeto quando comecei minha carreira, apenas divulgando meus projetos de faculdade. Logo após, consegui meu primeiro cliente e, depois disso, graças a Deus, as coisas mudaram e consegui me posicionar no mercado local. Hoje, já desenvolvemos projetos em vários estados do Brasil.
O que mais o motiva trabalhar nesta área?
Artur Prado – É ver o brilho nos olhos de cada cliente que vai ao meu escritório aprovar um projeto, ao constatar que seu desejo, seu sonho, foi realizado. Isso é algo surreal! Soma-se a isso a responsabilidade profissional de idealizar tudo aquilo, passar para o papel e para imagens, de transformar simples traços em projeções reais que darão beleza e vida a cada edificação.
Dos projetos realizados, você destacaria alguns em especial?
Artur Prado – Todos os projetos são fantásticos e possuem suas particularidades. Entretanto, através de alguns, minha carreira deu uma virada de página. Foram dois projetos comercias e um residencial. Esses três projetos, no início de tudo, me ajudaram demais e sou eternamente grato a esses clientes maravilhosos.

Você se inspirou em algum profissional da área, alguém o influenciou?
Artur Prado – Sim, tenho alguns profissionais como referência: Santiago Calatrava e Oscar Niemayer são alguns deles, mas busco as minhas referências em viagens, música, coisas do cotidiano… Um tronco de árvore pode me trazer um conceito, uma inspiração, um partido arquitetônico.
Qual a importância do projeto de arquitetura na execução de uma obra?
Artur Prado – Obra sem projeto não é obra, é um risco! Risco de dar tudo errado, risco de gasto exorbitante, risco de ser algo esteticamente ridículo, ou seja, eu não consigo ver uma obra sem um projeto. Na vida, tudo deve ter um projeto: seja uma viagem, uma festa… até para ser fitness é necessário. Quem dera uma obra física que envolva diversas áreas e profissionais.
Hoje, arquitetura e engenharia desempenham um papel muito importante na sociedade. Muitas pessoas, porém, confundem a função de cada um, colocando as profissões como rivais. O que você acha disso?
Artur Prado – Apesar de diferentes, o que é fato, são irmãs, digamos assim. Uma depende da outra para que o resultado final seja concretizado. Com maior propriedade, posso falar sobre a arquitetura, que vai muito além da planta, como dizem por aí. Existe uma sequência de trabalhos que precisam ser desenvolvidos para que tudo saia conforme planejado. Desde a escolha do terreno, até o tecido do tapete que vai na decoração. Tudo tem um porquê, nada é por acaso; tem funcionalidade, estética, conforto, entre outras coisas. Um projeto de arquitetura deve ser minuciosamente estudado, para que nosso parceiro, o engenheiro, consiga colocar aquele projeto de pé, com qualidade construtiva e custos reduzidos. Se todos desenvolverem seus papeis de forma organizada e inteligente, não haverá rivalidade e, sim, cumplicidade, cada um na sua área de atuação.

Você destacou que atua em diversos estados do Brasil. Quais foram e qual o maior desafio que você encontrou?
Artur Prado – Hoje tenho obras em andamento ou já finalizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Bahia. O maior desafio em trabalhar fora de Mineiros é compatibilizar todos os projetos com quem está executando, pois é uma mão de obra desconhecida e, às vezes, sem qualificação. Isso dificulta um pouco, mas temos uma equipe que atua diariamente, dando suporte através de ligações, grupos de obras em WhatsApp, fazendo com que diminuam as dúvidas e possíveis erros. Visito essas obras, vou até o local, duas ou três vezes, dependendo da localização e complexidade do projeto. Mas, graças a Deus, já entregamos muitas obras fora de Mineiros e todas elas ficaram lindas. Os clientes amaram, desde o projeto, até o suporte pós obra.
A cidade de Mineiros vive hoje um ritmo de crescimento acelerado. Como você vê a arquitetura e o urbanismo local nesse contexto?
Artur Prado – Mineiros é uma cidade pujante, as pessoas gostam de investir no que é bom, e isso é maravilhoso para a cidade; nossa Mineiros sempre se destacou com belíssimas construções. Nossas residências sempre se destacaram e os visitantes elogiam a arquitetura local. Isso se dá pelo fato de contarmos com grandes profissionais atuando no mercado local. O urbanismo não fica atrás, e impulsionado por investimentos públicos e privados, vemos também um grande avanço em nossa cidade: praças belíssimas, reformas de avenidas, isso faz com que a cidade tenha uma qualidade de vida muito melhor. Pais e mães voltaram a frequentar espaços públicos, crianças tendo locais adequados para as brincadeiras sadias, sem uso de aparelhos eletrônicos. Isso é muito bom e deve continuar. Mineiros deve ser pensada para todos, para que no futuro possamos colher bons locais e a cidade funcione de forma inteligente, sem perder seu visual estético.



