FOTO: ARQUIVO OLHAKI
Martiniano, Martim da Chica, seu Martim, Doutor… você foi um raio de luz que iluminou o nosso caminho e outros incontáveis caminhos
E agora?
Ainda não sabemos como caminhar sem a sua presença física, sem os seus conselhos e entusiasmo contagiantes que nos guiavam a cada instante. O raio de luz virou luz eterna, aumentou o esplendor, na sua imortalidade alcançou a graça divina e corações imortais. Foi morar ao lado de sua amada Chica e, na eternidade, escrever versos de amor e o romance que nessa terra não terminou.
Seu Martim registrou seu legado com tanto primor! Defendeu minorias, combateu racismos, escreveu as belezas e as mazelas da querida terrinha, Mineiros, com louvor. Fundou sua Academia de Letras e Artes, gestou a cultura, abraçou o cerrado e, como animador cultural, em nossas almas tatuou a essência da vida e se tornou imortal.
Como Academia Mineirense de Letras e Artes, deixamos nossa homenagem, tão singela!
Cada um de nós teria uma obra para escrever, uma tela para pintar, uma escultura para esculpir, uma música para compor, um graffiti para moldar… homenagens que não caberiam nas páginas da revista Olhaki. Impossível alcançar a dimensão do grande mestre e homenageá-lo como merece. Então, fica o nosso imenso amor, que hoje é saudade, e como brisa suave ameniza nossa dor e o impreenchível vazio que deixou.
Continuará sendo lembrado por nós na frase repetida como bálsamo de incentivo às nossas lutas culturais: “Sou pequenino, mas só fito os Andes” …gostaria de ser “como a lâmina de uma espada: reta, fina, flexível e brilhante!” E você foi tudo isso, Seu Martim. Com sua dedicação, disciplina, estudo e intelectualidade projetou Mineiros além-fronteiras! Reconhecido no âmbito estadual e nacional, o seu imenso currículo foi adornado pela simplicidade e atenção dispensada a todos que o procuravam.
UMA HOMENAGEM DA ACADEMIA MINEIRENSE DE LETRAS E ARTES:
Presidente: Marta Brandão Rezende Carneiro
Vice-Presidente: Fernando Rodrigues Brandão
Secretário Geral: José Souza Machado (Padre Zezé)
Segunda Secretária: Ana Maria Oliveira Verzeloni
Tesoureiro: Antônio Gomes Pereira (Toninho Gomes)
Segundo Tesoureiro: Jonair Fialho Batista