UM NOVO CICLO DE TRANSFORMAÇÕES

Compartilhar:

Prefeito eleito de Mineiros, Aleomar Rezende projeta mais quatro anos de obras e realizações a partir de 2021. Ele diz que a vitória nas urnas deve ser creditada “às duas gestões consagradoras do líder Agenor Rezende”. Afirma que vai continuar a fazer política com “fé, respeito, esperança, honestidade”. Destaca o papel da esposa Ana Paula e dos filhos Lucas, Matheus e Luma, que participaram ativamente da campanha: “Com minha família, trabalhamos de mãos dadas”

O prefeito eleito de Mineiros, Aleomar Rezende, projeta “um novo ciclo de obras, conquistas e transformações” para o município a partir de 2021. Vitorioso nas urnas com 17.857 votos, 5.215 a mais do que a adversária, ao lado do vice João Grandô, ele afirma que “nós dois estaremos à frente de um grande projeto que visa fazer da cidade referência em todos os setores. Para isso, vamos trabalhar com afinco, determinação e fé”.

Nesta entrevista exclusiva, Aleomar fala sobre a morte do Dr. Sílvio Azarias a uma semana das eleições, os projetos para a gestão que começa em 2021 e diz que o triunfo deve ser creditado “às duas gestões consagradoras do prefeito Agenor Rezende, que mudaram para sempre os destinos de Mineiros e de sua gente”. Destaca, também, o papel de “uma coligação expressiva, composta por nove partidos de alta representatividade”. Sobre os programas, citou o Kit Construção, que vai beneficiar mais de mil famílias e ajudá-las a construir a casa própria e o kit com material escolar, uniforme completo, tênis e mochila.

Ao fazer uma análise da campanha Aleomar Rezende afirma que “o eleitor estava muito convicto e não quis trocar o certo pelo duvidoso”. Ele diz que não tem vaidades. “Meu maior projeto é servir à população de Mineiros com muito esforço, afinco, determinação, honestidade e transparência”. Segundo avalia, “sempre fiz e vou continuar a fazer política com fé, respeito, esperança e honestidade”.
Aleomar Rezende fez questão de realçar o papel da esposa Ana Paula e dos filhos Lucas, Matheus e Luma, que participaram ativamente da campanha. “Com minha família, trabalhamos de mãos dadas. Foi, sem dúvida, um grande exemplo. Estou muito orgulhoso e muito feliz”, conclui.

Leia a entrevista a seguir.

Quais foram os fatores que possibilitaram sua vitória com mais de 5 mil votos de frente, um feito histórico na política de Mineiros?
Aleomar Rezende – A nossa vitória nas urnas com mais de 5 mil votos de frente é, sobretudo, resultado das duas gestões consagradoras do prefeito Agenor Rezende, que mudaram para sempre os destinos de Mineiros e de sua gente. Fui participante direto das ações que resultaram em obras de infraestrutura, serviços públicos de qualidade, programas sociais de dimensão e inúmeros benefícios em todos os setores. Os eleitores fizeram a opção pela sequência das ações positivas e novos avanços. O meu nome, naturalmente, foi escolhido tendo por base uma visão otimista da população, segundo a qual o que é bom tem que continuar e que seria temerário interromper o perfil de gestões que deram certo.

O senhor participou de várias campanhas, mas nunca como candidato. Como se sente iniciando essa trajetória política com uma votação tão consagradora?
Aleomar Rezende – Não me candidatei em pleitos anteriores porque a minha opção sempre foi no sentido de cooperar com o prefeito Agenor Rezende, com quem caminho há mais de 30 anos. No entanto, minhas experiências em eleição são inúmeras. Organizamos a campanha com base neste conjunto de aprendizado. Reunimos uma coligação expressiva, composta por nove partidos de alta representatividade. Em nenhum momento dessa jornada, apesar de tantas calúnias e difamações, os nossos índices sofreram abalo. O eleitor estava muito convicto. Não quis trocar o certo pelo duvidoso.
A partir de quando sentiu que seu nome ganhou visibilidade para disputar a Prefeitura de Mineiros?
Aleomar Rezende – A partir do início da segunda gestão do prefeito Agenor Rezende pude coordenar ações determinantes tendo em vista a consolidação de investimentos em setores essenciais, como energia elétrica, saneamento básico e obras estruturantes. Participei diretamente das negociações com a Caixa Econômica Federal para concretizar financiamentos que mudam a nossa realidade. Fui gestor da Prefeitura de Mineiros ao longo de quase oito anos e todas as minhas contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em nenhum momento politizei minhas atividades. O crescimento de meu nome se verificou de maneira natural e espontânea. Mais cedo ou mais tarde, quem realmente trabalha alcança reconhecimento. Não tenho vaidades. Meu maior projeto é servir à população de Mineiros com muito esforço, afinco, determinação, honestidade e transparência.

Depois de 30 anos trabalhando com o líder Agenor Rezende, sempre nos bastidores e no assessoramento, como será sucedê-lo na Prefeitura de Mineiros?
Aleomar Rezende – É muita responsabilidade, muita emoção e muita alegria. É uma missão grandiosa e um desafio gigantesco. Mas tenho essa oportunidade histórica de colocar em prática todo o aprendizado que colhi ao longo dessas três décadas. O prefeito Agenor Rezende é minha inspiração maior. Tudo o que ele me ensinou tenho a chance agora de tornar realidade. Minha determinação é estar à altura da confiança que o prefeito e a população depositaram em mim. Não me faltam vontade e garra para cumprir todos os meus compromissos de campanha.

Neste sentido, quero registrar aqui o meu muito obrigado, de coração, ao prefeito Agenor Rezende e à ex-prefeita Laci, que me proporcionaram tudo na minha jornada, que me ensinaram os caminhos do bem e das virtudes, que demostraram ao longo de suas trajetórias que a política precisa, sim, ser instrumento de transformação de vidas.

Agenor deixará o governo com mais de 90% de aceitação popular. É uma grande responsabilidade que o senhor recebe como seu sucessor na Administração Municipal?
Aleomar Rezende – Creio que, no Brasil, nenhum gestor terá alcançado índice de aprovação superior ao do prefeito Agenor Rezende, que chega a 92%. Isso é resultado de muita luta e muito trabalho. Todos sabem que ele recebeu Mineiros em estado de calamidade. Hoje, desfrutamos de uma estrutura urbana de primeiro mundo, com a cidade sempre bela e limpa. Construímos grandes obras como a revitalização da Praça Deputado José Alves de Assis, o prolongamento da Avenida Contorno, a nova Avenida Coqueiros, a praça de lazer José Pereira dos Santos, o Centro Esportivo Antônio Carlos Paniago, a Praça de Esporte e Lazer no Setor São José, o Estádio Municipal Capoeira, a feira coberta, o novo Hospital Municipal, a UPA 24 Horas e o novo terminal rodoviário. Na zona rural fizemos constantes investimentos com manutenção das estradas e construção de pontes. A assistência social, o lazer, o esporte, o turismo, a cultura, o meio ambiente e a habitação, todos os setores receberam grandes investimentos. A responsabilidade de suceder Agenor Rezende é enorme. Mas, com muita humildade, quero dizer que estou preparado para construir mais quatro anos de progresso.

O prefeito Agenor Rezende sempre creditou que o sucesso do seu governo se deve ao trabalho de sua equipe, praticamente a mesma nas duas gestões. O senhor também defende a tese de que “não se mexe em time que está ganhando?”
Aleomar Rezende – Posso lhe garantir que vamos valorizar todos os nossos dirigentes e colaboradores que, ao longo de oito anos, foram também responsáveis diretos pelos êxitos alcançados pelas gestões do prefeito Agenor Rezende. Nossa composição de governo, naturalmente, será resultado do conjunto de forças que reunimos durante o processo eleitoral, valorizando todos os que foram às ruas em busca de votos porque acreditaram no nosso projeto, nos nossos sonhos e nos nossos ideais.

A morte do seu candidato a vice-prefeito, Dr. Sílvio Azarias, foi um momento triste que marcou sua campanha, não é mesmo?
Aleomar Rezende – O falecimento do Dr. Sílvio Azarias no dia 07 de novembro, a uma semana das eleições, abalou profundamente a nossa coligação por tudo o que ele representava como homem público exemplar, um dos mais conceituados médicos da região, que dedicou 35 anos de exercício da profissão a servir e a amparar o próximo. Ele exercia o quarto mandato como vereador e presidia a Câmara Municipal, onde demonstrou toda a sua capacidade como gestor. Fez da medicina um constante ato de amor e deixou como legado toda uma trajetória de vida dedicada a Mineiros e ao seu povo. Avaliamos que a melhor forma de homenageá-lo seria justamente seguindo em frente com a campanha, para que alcançássemos a vitória e pudéssemos, todos os dias, reverenciar sua memória com realizações e projetos, especialmente no setor de saúde, a sua grande paixão. É o que iremos fazer a partir do dia 1º de janeiro de 2021.

Como será a atuação do vice-prefeito João Grandô na sua gestão?
Aleomar Rezende – O vice-prefeito eleito, João Grandô, é nosso amigo, excelente gestor, um dos líderes da Igreja Católica em Mineiros, ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal em dois mandatos. No governo do prefeito Agenor Rezende, em 2013, assumiu o comando do MineirosPrev que estava falimentar e o transformou no sétimo melhor serviço de previdência própria do Brasil. Integrante da nossa querida colônia gaúcha, ingressou na atividade pública como candidato a vereador, elegendo-se como um dos mais votados. Foi escolhido presidente da Câmara Municipal, onde realizou uma gestão memorável. No ano 2000, foi à reeleição, alcançou um segundo mandato, e novamente presidente do Legislativo, em 2001. Com trabalho, experiência e credibilidade, o vice-prefeito eleito com certeza em muito continuará a contribuir para que a futura gestão seja no todo exitosa, com a garantia de mais quatro anos de muita prosperidade para todos.

O senhor vai administrar a Prefeitura com uma base sólida na Câmara. Time forte, não é mesmo?
Aleomar Rezende – Nossa coligação Eu amo Mineiros elegeu 12 dos 15 vereadores do município. Portanto, temos uma base sólida na Câmara Municipal, mas governaremos a partir de princípios eminentemente democráticos, com respeito à minoria e com estabelecimento de constantes parcerias para bem administrar Mineiros. Queremos a participação de cada um dos vereadores no sentido de construir um projeto com viés coletivo, que seja a representação de todas as forças partidárias.

A partir de então onde estará centrada a atenção do prefeito eleito Aleomar Rezende?
Aleomar Rezende – Na verdade, já estamos com ação proativa no sentido de viabilizar os nossos projetos para Mineiros. No dia 20 de novembro tivemos reunião importante com o presidente da Enel Goiás, José Luis Salas, em Goiânia. Levamos demandas sobre energia de Mineiros e região. Ele foi muito receptivo e prometeu empenho para nos atender nas reivindicações. Pedimos a expansão da nova subestação de energia de Mineiros e também a consolidação de parceria com a prefeitura para que possamos transferir a rede elétrica do canteiro central da Avenida Antônio Carlos Paniago, assim como foi feito na Avenida Coqueiros. Queremos fazer um belo projeto paisagístico na Avenida Antônio Carlos Paniago e a retirada da rede elétrica vai possibilitar essa mudança. Também apresentamos ao presidente a necessidade de melhor infraestrutura da rede elétrica na zona rural e no município. Ele nos informou que já no ano que vem Mineiros vai receber 35 km de rede interna para melhorar a distribuição de energia. Nossa zona rural também será abastecida pela nova subestação de Santa Helena, melhorando a vida dos fazendeiros e produtores rurais.⠀

Também estivemos na Caixa Econômica Federal em reunião com o Superintendente de Habitação, Valcedir Vicente Rosa. Falamos a respeito do nosso programa arrojado de moradia, que vai contemplar famílias que ainda não têm casa própria. Outra reunião foi com a coordenadora da Gerência Executiva e Negocial de Governo da filial da Caixa em Goiânia, Patrícia Machado Oliveira Portela, responsável pelo setor de obras. Buscamos novos investimentos para reforçar a infraestrutura do município.

Sua campanha focou muito na importância das igrejas e na formação familiar, nos bons costumes. Esse será um dos pilares da sua gestão?
Aleomar Rezende – Sem dúvida, durante a campanha visitamos diversos templos acompanhado de minha família. Consideramos o trabalho das igrejas essencial para amparar o próximo. Nossa meta é realizar parcerias com todas as denominações cristãs, de modo a somar forças em programas sociais que beneficiem nossos cidadãos. Queremos criar uma sólida rede de proteção e de solidariedade voltada para a paz, a harmonia, o bem-estar individual e coletivo. Agradeço sobretudo a Deus pela oportunidade de comandar os destinos de Mineiros. Minha fé sempre foi viva e inabalável.

Notou-se, durante a campanha, a presença marcante de sua esposa Ana Paula e dos filhos: Lucas, Matheus e Luma. Uma família que trabalhou de mãos dadas, sempre respeitando os adversários e praticando uma política de alto nível. Foi um grande exemplo…
Aleomar Rezende – Minha esposa Ana Paula e meus filhos Lucas, Matheus e Luma participaram ativamente da campanha com muita fé, luta e alegria. Agradeço demais a eles pelas palavras de carinho e o amor incondicional em toda essa jornada que, num determinado momento, se tornou muito injusta devido aos ataques dos adversários. Respeitamos os adversários, a despeito do jogo duro. Com minha família, trabalhamos de mãos dadas. Foi, sem dúvida, um grande exemplo. Estou muito orgulhoso e muito feliz.

O senhor sofreu duros ataques de sua adversária durante a campanha e conviveu com a distribuição de Fake News. Como analisa esse fato?
Aleomar Rezende – Sempre fiz e vou continuar a fazer política com fé, respeito, esperança e honestidade. As ofensas, mentiras e Fake News lançadas durante a campanha refletiram uma ação equivocada da oposição, que ainda insiste em exercitar as velhas práticas. As pessoas estão cansadas de mentiras e de ataques de baixo nível. A verdade sempre vencerá. Estou na vida pública para trabalhar por Mineiros e ajudar todos os moradores, principalmente os que mais precisam. Acredito na política do bem, com propostas modernas, arrojadas e que respeitem os cidadãos. Foi com essa mensagem que venci as eleições. É com base nestes princípios que iremos governar nossa bela cidade. Quero dar exemplo de retidão, trabalho, ética e realizações.

Dentro do seu plano de governo quais são as prioridades para o ano de 2021?
Aleomar Rezende – O grande desafio, a partir de 2021, é fazer muito mais. Temos o grande legado das duas gestões do prefeito Agenor Rezende. Vamos preservar conquistas e avançar. Queremos fortalecer os programas voltados para a educação de qualidade, para ampliar o atendimento humanizado e digno na saúde, para a melhoria permanente de nossa infraestrutura, com mais pavimentação e recapeamento de vias. Além de equipar as escolas com tecnologia e valorizar os professores, vamos destinar a cada aluno, de maneira gratuita, um kit com material escolar, uniforme completo, tênis e mochila. Coordenei, na Prefeitura de Mineiros, o programa que garantiu lotes para famílias carentes. Agora, vamos criar o Kit Construção, que vai beneficiar mais de mil famílias e ajudá-las a construir a casa própria. Iremos fortalecer a saúde e contratar mais médicos. Ampliaremos nossa infraestrutura. Continuaremos com o apoio intenso e persistente à zona rural. Vamos priorizar a execução de programas sociais que tragam benefícios diretos para as camadas mais carentes da sociedade. Ajudaremos nossos moradores a realizar o sonho da casa própria. Intensificaremos os projetos voltados para esportes, turismo, cultura e lazer nos bairros. Mineiros terá um novo ciclo de obras e realizações a partir de 2021. Será um novo ciclo de conquistas e transformações.

Qual mensagem o senhor deixa aos seus eleitores e à população mineirense? O que esperar da administração Aleomar Rezende?
Aleomar Rezende – Construí minha trajetória pública, ao longo de 30 anos, sempre ao lado do prefeito Agenor Rezende, desde a sua atuação como deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa, governador de Goiás, conselheiro e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Agora é minha vez de retribuir a ele e à população de Mineiros todo o meu aprendizado. Quero aqui agradecer o nosso querido vice-prefeito eleito, João Grandô. Fica o meu reconhecimento pelo seu grandioso gesto ao abdicar da candidatura a vereador para assumir o posto no lugar do nosso saudoso Dr. Sílvio Azarias. Nós dois estaremos à frente de um grande projeto que visa fazer de Mineiros referência em todos os setores. Para isso, vamos trabalhar com afinco, determinação e fé.

 

Compartilhar: