Você sabia que criança também sofre com enxaqueca?

Foto ilustrativa

Enxaqueca em crianças pode estar relacionada a simbiose entre mãe e filho, diz psicanalista Alberto Raduan

A enxaqueca afeta grande parte da população mundial e pode ter várias causas. Não se sabe ao certo a sua origem, mas o desencadeamento em crianças pode ser muito bem explicado pela psicanálise. Todavia, os fatores tem que ser individualizados para cada paciente, como bem coloca o psicanalista Alberto Raduan. 

"Uma das explicações para o surgimento de enxaquecas em crianças é a relação com a mãe. Quando não há diagnóstico clínico, consequência de alguma doença, a psicanálise pode ser uma saída, principalmente para a mãe" afirma Alberto Raduan.

De acordo com os estudos de Alberto Raduan, no que diz respeito a simbiose mãe-filho, a mãe, de tanto desqualificar as suas próprias necessidades, resolve "inverter os papéis", recusando-se a cuidar do filho em detrimento de suas próprias necessidades. Nesse caso, o filho tomará conta da mãe, que acabará desqualificando as suas próprias necessidades. O filho deixa de ser um objeto de desejo, e consequentemente, um adulto saudável. Não conseguindo sair dessa relação simbiótica com a própria mãe, entra em sofrimento psíquico, desenvolvendo assim, vários tipos de doenças, inclusive a enxaqueca. 

"As teorias de Freud, são utilizadas em clínica para a compreensão conteúdo inconsciente, e, posteriormente, trazer para o consciente as causas que trazem o conflito gerado no indivíduo para buscar o equilíbrio do ser", explicou Alberto Raduan.

Neste caso, a psicanálise clínica vai atuar junto a essa criança, afim de entender o que se passa nessa relação e pode trazer muitos progressos. E em um longo prazo a melhora dos sintomas.

Compartilhar: