Vacinas para Zika eficazes em macacos

FOTO ILUSTRATIVA

Estudos em humanos ainda não começaram, mas especialistas dizem que os resultados em macacos são um passo crucial no desenvolvimento da vacina

Em outro passo em direção a vacina contra o vírus da Zika, cientistas mostraram que três vacinas experimentais diferentes são seguras e eficazes em macacos. Estudos em humanos ainda não começaram, mas especialistas dizem que os resultados em macacos são um passo crucial no desenvolvimento da vacina contra o vírus da Zika. A vacina baseada no DNA contém pedaços genéticos do vírus da Zika que são designados para ativar uma resposta imune.

Pelo menos 80 voluntários saudáveis irão receber doses dessa vacina em períodos diferentes como parte da fase 1 do estudo clínico. Pesquisadores irão observar os voluntários durante um período de 44 semanas após sua primeira dose, para determinar se a vacina é segura. Para a maioria das pessoas o vírus não causa problemas sérios, mas a infecção durante a gestação pode levar à defeitos de nascimento, incluindo a microcefalia, a qual os bebês nascem com cabeças menores do que o normal e cérebros menos desenvolvidos. (Joyce Rouvier)

Compartilhar: