TRANSFORME O “MEDO” DE IR AO DENTISTA EM UM MOMENTO LÚDICO e MÁGICO

Cirurgiã dentista por vocação e odontopediatra por paixão. Venha para a “Tia do Sorriso…”

Formada em Odontologia pela Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente, no ano de 2.000, Fabiana Bertocco é dinâmica, intensa, alegre, divertida… A “Tia do Sorriso” como é conhecida, destaca-se em sua área profissional e é uma das pessoas queridas da sociedade mineirense. Ela é mesmo uma dentista que gosta de cuidar das crianças e dos seus pacientes como um todo, com muito carinho e respeito.

Em entrevista a Olhaki Revista, Fabiana revela detalhes de sua carreira profissional e traz informações importantes sobre os cuidados com a saúde bucal de nossas crianças.

Eis a entrevista…

Quando começou a atuar em Mineiros?
Fabiana Bertocco – Comecei a atuar em Mineiros em 2005. Fui bem acolhida aqui, fiz grandes amizades e aprendi a amar essa cidade.

Um fato que marcou sua carreira?
Fabiana Bertocco – O fato mais marcante para mim foi uma entrevista à Rede Globo, no programa do Jô Soares, representando a ONG “Adote um Sorriso”, do Instituto Airton Senna e Dentistas do Bem. São dentistas que adotam sorrisos de crianças carentes e cuidam dessas crianças até se tornarem adolescentes e adultos, para ingressarem no mercado de trabalho. Pois a falta de um sorriso harmonioso, muitas vezes, pode gerar a recusa de emprego para certas pessoas. Um belo sorriso dignifica nossa vida. Ele constrói nossa autoestima. Aqui em Mineiros eu adotei cinco crianças e adolescentes e cuidei deles até atingirem a maior idade e ingressarem no mercado de trabalho.

Quais são suas áreas de atuação?
Fabiana Bertocco – Odontopediatria, odontologia hospitalar, odonto-bebê e do recém-nascido, odontopediatria especializada – que trabalha com pacientes portadores de necessidades especiais. Sou cirurgiã-dentista atuante em cirurgia oral menor e também clínica geral.

Na sua clínica é praticada a odontopediatria com uma abordagem psicológica. Fale-nos sobre esse trabalho?
Fabiana Bertocco – Sim, faço abordagem psicológica porque todo ser humano é único e tem dentro de si suas crenças, conhecimentos, anseios e seus medos. Cada um é um. Não posso atender todos de maneira igual como se fosse uma tabela periódica, tenho que respeitar o limite de cada pessoa, respeitar os medos e os traumas e a psicologia é a maior e melhor área onde eu posso buscar os recursos para tais conhecimentos e cuidar do ser humano como um todo. Então, não foco só na boca, eu foco em tudo, pergunto se a criança teve aleitamento materno, se dorme bem, se dorme de boca aberta, se baba no travesseiro, se ronca a noite, etc…

Quais são os cuidados inicias que os pais devem ter com a primeira dentição?
Fabiana Bertocco – A higienização frequente com creme dental sem flúor três vezes ao dia, o uso do fio dental e nunca deixar a criança dormir com a boquinha suja. Não deixar a criança dormir mamando porque o leite fica estagnado entre o dente e a gengiva, podendo começar a manchar os dentes formando lesões de cárie.

Como é feito o pré-natal odontológico?
Fabiana Bertocco – O pré-natal odontológico é imprescindível, uma vez que as mulheres grávidas estão mais sujeitas á incidência de cáries. Nesse período a frequência de ingestão de alimentos é muito maior e a frequência de escovação não acontece na mesma proporção. Há uma mudança de hábitos alimentares, aumentando a acidez bucal, causada pelos enjoos e vômitos. Para garantir o desenvolvimento adequado do bebê, as mães precisam dar atenção especial a sua saúde bucal, fazendo o pré-natal odontológico de três em três meses. Reforço que é de extrema importância conferir a saúde bucal da gestante para garantir o sucesso do bebê. Não precisa se preocupar, pois não há nenhuma contraindicação para radiografia ou anestesia ao longo da gestação. Existem anestésicos próprios para gestantes. Há maior risco em não tratar do que fazer o tratamento.

Fale-nos sobre a odontologia para adolescentes. Ela requer maior cuidado?
Fabiana Bertocco – Sim, a odontologia para adolescentes é a odontohebiatria. Ela requer muitos cuidados porque os adolescentes vão crescendo e tendo algumas alterações hormonais e a gengiva não acompanha esse processo. Então a gengiva do dentinho tem que estar sempre bem cuidada, tem que estar escovando, passando fio dental para não ter problemas periodontais (gengivais).

Quando é necessário usar aparelhos ortodônticos? Qual é o procedimento mais indicado?
Fabiana Bertocco – É necessário usar aparelho ortodôntico quando ocorrem problemas pela falta de espaço para erupção dentária. O procedimento mais indicado é a avaliação com um ortodontista, um dentista especialista em aparelhos ortodônticos.

Quais são as recomendações básicas da ‘Tia do Sorriso’ para uma dentição saudável?
Fabiana Bertocco – Escove os dentes no mínimo três vezes ao dia, nunca se esqueça de usar o fio dental, jamais durma sem escovar os dentes, pois durante o sono é onde as bactérias causadoras da doença cárie fazem a festa.

Qual é o principal mito na sua área de atuação?
Fabiana Bertocco – Que quanto mais demorar a nascerem os dentinhos do bebê mais fortes eles serão. Isso é um mito, porque quando os dentes nascem mais cedo quer dizer que a mãe já tem que ter mais cuidado, pois eles vão estar mais expostos a resíduos alimentares. Todo dente é constituído por polpa, dentina e esmalte. Não é porque nasceu mais cedo que é fraco.

E qual é a maior verdade?
Fabiana Bertocco – Nada melhor do que escova, pasta e fio dental para garantir um sorriso saudável, desde o bebê até o idoso.

Você agora está atendendo em novo endereço, nos fale sobre este novo espaço…
Fabiana Bertocco – É um lugar de ótima localização, onde a “Tia do Sorriso” montou um espaço amplo, uma brinquedoteca cheia de brinquedos lúdicos e educativos. Porque assim a criança vem ao dentista sabendo que vai ser saudável e muito bacana. Ela vai poder brincar de dentista e se divertir com todos os brinquedos, que no fundo tem uma orientação psicopedagógica.

Compartilhar: