Benefícios do açaí

Foto: Reprodução

Desde que o açai se popularizou e passou a ser consumido no resto do país, a curiosidade sobre as propriedades dessa pequena fruta aumentou, principalmente porque outros países também passaram a degustar essa poderosa fonte de nutrientes

Nativo das várzeas da região amazônica, o fruto é consumido pela população local de diversas formas, como acompanhamento de peixes, garantindo, além de energia, muitos outros benefícios à saúde. Desde que o açai se popularizou e passou a ser consumido no resto do país, a curiosidade sobre as propriedades dessa pequena fruta aumentou, principalmente porque outros países também passaram a degustar essa poderosa fonte de nutrientes. É rico em vitaminas E, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, fósforo, ferro, minerais e potássio, além de ácidos graxos e compostos antioxidantes. Ele possui alto teor de antocianinas, presentes em outros alimentos de cor roxa, como uvas, elas garantem uma melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura, assim, garantem a saúde das veias e artérias. 

As fibras da fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que garante, entre outros benefícios, uma melhor digestão dos alimentos, ajudando a evitar o acúmulo de gordura. Por ser rico em ácido oleico protege contra o câncer de três maneiras: bloqueando os genes que causam a doença; atrasando o desenvolvimento de tumores e fazendo as células da doença se autodestruírem. Ainda possui ingredientes que mantêm o cérebro alerta por mais tempo e evitam que ocorram danos que podem vir a evoluir para o Alzheimer. Os ácidos graxos essenciais na sua composição, como o Ômega-6 e Ômega-9, além de outras propriedades, fazem do açaí um regulador eficiente dos níveis de colesterol, tanto o LDL (considerado ruim) quanto de HDL (bom colesterol), prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares. 

Os atletas são adeptos do açaí na dieta devido ao alto valor energético da fruta, que dá um pique incrível para as atividades físicas, além das vitaminas e do ferro, que previne anemia e fortalece os músculos. O fruto possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. As proteínas também contribuem para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo, assim, o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.

Quem está de olho na balança, deve dar preferência por bater a fruta apenas com água ou água de coco, assim, não há acúmulo de calorias.

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