Pesquisa – Datafolha: Bolsonaro avança para 35%, e Haddad tem 22%

Montagem Agência O Globo/Reprodução

Os candidatos Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, Ciro Gomes, Geraldo Alckmin e Marina Silva

A penúltima pesquisa Datafolha do primeiro turno das eleições presidenciais mostrou que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) avançou para 35% das intenções de voto. Fernando Haddad (PT) aparece em segundo, com 22%. Na sequência, Ciro Gomes (PDT) tem 11%, enquanto Geraldo Alckmin (PSDB), 8%.

Na pesquisa anterior, divulgada na terça-feira, Bolsonaro tinha 32% das intenções de voto. Ele cresceu, portanto, três pontos percentuais na pesquisa. Já Haddad havia registrado 21% e agora oscilou um ponto, dentro da margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.

Considerando apenas os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos, Bolsonaro aparece com 39% das intenções de voto, à frente de Haddad, com 25%. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais um voto. Caso os números se confirmem nas urnas, haverá segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados.

Os dois líderes da corrida presidencial mantiveram altas taxas de rejeição. Segundo a sondagem, 45% dos eleitores não votariam de jeito nenhum em Jair Bolsonaro, o mesmo percentual apontado na divulgação anterior. A taxa de Fernando Haddad é de 40%, um ponto percentual a menos que o do levantamento anterior.

Os números foram divulgados a três dias das eleições. Na noite desta quinta-feira, os presidenciáveis participarão do último debate do primeiro turno, transmitido pela TV Globo. Após avaliação médica, Bolsonaro decidiu não participar.

VEJA OS NÚMEROS DA PESQUISA:

Jair Bolsonaro (PSL): 35%

Fernando Haddad (PT): 22%

Ciro Gomes (PDT): 11%

Geraldo Alckmin (PSDB): 8%

Marina Silva (Rede): 4%

João Amoêdo (Novo): 3%

Alvaro Dias (Podemos): 2%

Henrique Meirelles (MDB): 2%

Cabo Daciolo (Patriota): 1%

Guilherme Boulos (PSOL): 0%

Vera Lúcia (PSTU): 0%

João Goulart Filho (PPL): 0%

Eymael (DC): 0%

Branco/nulos: 6%

Não sabe/não respondeu: 5%

A sondagem entrevistou 10.178 eleitores e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-2581/2018. O levantamento foi contratado pelo jornal “Folha de S. Paulo” e pela TV Globo.

(Fonte: Jornal Extra)

Olhe link da matéria completa:
https://extra.globo.com/noticias/brasil/datafolha-bolsonaro-avanca-para-35-haddad-tem-22-23128511.html

 

Compartilhar: