Projeto “Prefeitura itinerante” será realizado neste sábado em Santa Rita do Araguaia

Com o objetivo de aproximar o cidadão dos serviços prestados pela prefeitura de Santa Rita do Araguaia, a gestão Desenvolvimento para Todos promove neste sábado (09/06), das 8:00 ao 12:00, na Pastoral da Criança, a 1° edição do “PREFEITURA EM AÇÃO”, onde serão ofertados os seguintes serviços: Emissão do ID Jovem, Carteira do idoso e passe livre, atendimento Bolsa família, Renda cidadã e Benefício de Prestação Continuada (BPC), Número de Identificação Social (NIS), 2º via de certidão de nascimento, 2º via do CPF, espaço para as crianças, solicitações de caçamba, IPTU, testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinas, complexo homeopático contra a dengue, orientações odontológicas, aferição de PA e emissão de cartão SUS. Entrega da Carteira Nacional do Artesão, cadastro de artistas e artesãos, atendimento Banco do Povo e entrega de títulos definitivos do bairro Vila Esperança.
A superintendente de Cultura, Juliana Morales, explica que a iniciativa da prefeita Tânia Salgueiro é promover uma ação itinerante. “Muitas pessoas não têm acesso a esses programas que são direito delas. Um dos objetivos é estar aproximando as pessoas dos programas sociais, pois às vezes o santarritense não tem condições de ir até a prefeitura, ou não tem acesso aos meios de comunicação (site, jornal, rádio) então a prefeitura irá até elas” explica Juliana.

SERVIÇOS

Finanças:
Durante o “Prefeitura em Ação” haverá a participação da equipe responsável pelo Setor de Cadastro. Conforme a fiscal arrecadadora, Elizete Pereira, será promovida a entrega dos Títulos Definitivos dos Imóveis do bairro Vila Esperança.  “São 170 proprietários sem TÍTULO DOS IMÓVEIS na Vila esperança. Vamos expedir os títulos definitivos, atendendo ao pedido da prefeita que pretende legalizar todos os imóveis do município”, conta Elizete.
O setor de cadastro estará atendendo ainda na emissão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Elizete explica que o morador poderá consultar também a relação de débito do imóvel e adquirir o desconto de 20% do valor total ou fazer o parcelamento sem desconto.  
“Foi aprovada a Lei do Refis para que possamos dar o desconto do IPTU aos contribuintes. Sobre multa e juros, quem tem IPTUs atrasados poderá parcelar o débito. Estaremos negociando da melhor forma possível para que o contribuinte saia satisfeito”, diz Elizete.

Cultura e Banco do Povo
A superintendência de Cultura promoverá a entrega das CARTEIRINHA NACIONAL DO ARTESÃO. Inscrições para o projeto “Entre Rios”, bordado em arte, inscrições para a “Feira de Sabor e Arte” e cadastro municipal de artistas e artesãos. Informações sobre o Banco do Povo.

Saúde
Durante o projeto PREFEITURA EM AÇÃO a equipe municipal de saúde estará executando teste de glicemia, HIV, sífilis, hepatite B e C, vacinas, complexo miopático contra a dengue, orientações odontológicas, aferição de PA e emissão de cartão SUS.

Social
Conforme explica a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Lorena de Souza Guimarães, entre os serviços que serão ofertados está a emissão da Identidade Jovem (ID JOVEM) que oferece ao jovem de 15 a 29 anos, 2 passagens de graça e desconto de  meia passagem em ônibus interestaduais, além de meia entrada em eventos públicos. Emissão da CARTEIRINHA DO IDOSO, Número de Identificação Social (NIS) que é o número de cadastro atribuído pela Caixa Econômica Federal às pessoas que serão beneficiadas por algum projeto social, emissão da 2º VIA da CERTIDÃO DE NASCIMENTO e do CPF entre outros atendimentos como orientações e cadastros dos programas sociais, Bolsa família, Renda Cidadã.
“Muitas famílias de Santa Rita se enquadram nos requisitos para terem essa ajuda de custo do governo, porém não tem conhecimento de como participar dos programas. Nós vemos a necessidade de fazer esta ação para que a população tenha conhecimento dos serviços ofertados pelo CRAS”, diz Lorena.

Transporte Obras e Limpeza Urbana
A Secretaria de Transporte, Obras e Limpeza Urbana estará presente atendendo às solicitações de caçamba e agendamento de manutenções da iluminação pública.

(Estagiário Bruno santos – Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santa Rita do Araguaia)

 

Compartilhar: