Prefeitura em MT premiará moradores que combatem mosquito da dengue

Foto: Marcos Cardial

Prefeitura fará sorteio de TV’s aos moradores que dedicam tempo e cuidados eliminando potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti

Ninguém pode relaxar no combate ao Aedes aegypti. No município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) a prefeitura vai premiar os moradores que mantiverem os quintais e terrenos limpos e sem criadouros do mosquito, vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Entre março e maio serão sorteadas 15 TV’s através da Campanha Cidade Sem Dengue Quem Ganha é Você, uma iniciativa da prefeitura em parceria com Governo de Mato Grosso. Serão investidos na iniciativa R$ 19.350,00. Cada TV foi adquirida pelo valor de R$ 1.290,00.

A ideia de premiar os moradores é inédita no município. A campanha tem por objetivo estimular a comunidade a se empenhar no trabalho contra o mosquito eliminando da residência e quintal recipientes que possam se tornar potenciais criadouros.

“Este é uma trabalho que tem que ser de todos. Cada um precisa ter a consciência de cuidar do seu terreno e quintal. Município e comunidade trabalhando juntos forma-se uma força-tarefa possível evitar a dengue e outras doenças”, aponta o coordenador interino da Vigilância Ambiental em Alto Araguaia, Jakson Adriano Rodrigues de Rezende.

A Campanha Cidade Sem Dengue Quem Ganha é Você conta com envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde, dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e dos Agentes Comunitários de Saúdes (ACS).

O REGULAMENTO
Participam da campanha moradores cadastrados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) Gair de Barros, Ondino Rodrigues de Lima, Vanessa Welter, Celso Siqueira França e Manoel Marques de Souza.

Os sorteios serão realizados nos dias 31 de março, 29 de abril e 27 de maio. Serão cinco TV’s, sendo um aparelho por unidade de PSF. O sorteio ocorrerá no período da manhã e em todas as unidades de PSF às 09h (horário de Brasília). Conforme o regulamento, a primeira ação da Campanha é o sorteio do nome do agente de saúde, visto que o mesmo possui uma lista com as famílias cadastradas na micro-área. Os nomes dos agentes ficarão em uma urna e a comissão sorteará o nome do agente de saúde.

Conhecido o nome do agente, será feito um segundo sorteio que definirá o morador apto a participar da campanha cujo imóvel receberá visita surpresa dos agentes de combate a endemias para uma vistoria. Caso nenhum criadouro seja encontrado o morador recebe a premiação. Sendo detectado foco, os agentes farão um trabalho para eliminá-lo, o morador receberá orientações de prevenção e automaticamente está inapto a receber o prêmio. Caso o imóvel esteja fechado ou houver recusa por parte do proprietário no ato da vistoria será feito novo sorteio.

“Estamos em guerra contra o mosquito. Temos diversas ações em curso com a Campanha Alto Araguaia mais Limpa e Livre da Dengue disponibilizando caçambas, contratamos mais duas equipes de limpeza urbana para reforçar este trabalho, tem campanhas de conscientização no rádio, na TV local, nos sites de notícias e nas redes sócias. É uma preocupação primeira da nossa administração, mas é preciso total envolvimento da nossa comunidade. Estamos atuando em diversas frentes e agora vem essa campanha inédita em Alto Araguaia que premiará os moradores que dedicam tempo e esforço no combate ao mosquito. Esse trabalho tem que ser permanente”, explicou o prefeito Maia Neto (PSDB).

Compartilhar: