MONUMENTO “INDIAMÉRICA” COMPLETA 17 ANOS

Roberto Pradel

Inaugurado dia 22/04/2000, o monumento foi erguido para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil

Instalado na Avenida Antônio Carlos Paniago, o monumento INDIAMÉRICA” é um marco referencial e cultural da cidade de Mineiros. Construído pelo artista plástico Sinval de Carvalho para homenagear os 500 anos do descobrimento do Brasil, ele foi inaugurado em 22/04/2000.
Segundo o advogado Corival Rezende Irineu, em artigo publicado no jornal Centro-Oeste, “a estátua, de uma ameríndia amamentando sua cria e gritando contra a injustiça foi construída na gestão do prefeito Aderaldo Barcelos para homenageia todos os índios, verdadeiros donos do país. Homenageia também as mães que de forma sagrada, após dar a vida a um ser humano, alimenta-o com o néctar do próprio corpo. O monumento é um marco referencial em nossa cidade tão despojada de tradições da cultura dos primeiros tempos”. Escreveu ele
Além de “ÍNDIAMÉRICA”, Sinval de Carvalho construiu na cidade os momentos:  “À Bíblia” e outro em homenagem ao saudoso “Don Eric”. Construiu, também, dois monumentos com o mesmo tema: Mineiros – Portal de Entrada do Parque Nacional das Emas, instalados no trevo da BR-364, entrada da cidade e outro na GO-341, região da Jacuba, entrada do referido parque. (Olhaki Revista)

 

 

 

Compartilhar: