Jardim das Perobeiras recebe a UBS Oswaldo José de Souza (Tote)

FOTO: REPRODUÇÃO

A partir da próxima segunda, (02/05) a UBS no Jardim das Perobeiras vai atender a população com atendimento médico, enfermagem, farmácia, entre outros

Mais uma Unidade Básica de Saúde, novinha, foi entregue a população de Mineiros. O Jardim das Perobeiras recebeu ontem (26/04), do Governo da Transformação, a UBS Oswaldo José de Souza, o popular Tote, que foi uma pessoa muito importante para Mineiros.

Essa é a nova fase da Saúde do município com a 2ª inauguração, das seis (6) novas UBS’s, que serão instaladas em vários setores da cidade.

A solenidade de entrega teve início com abertura musical da Orquestra Raiz Unifimes e, em seguida, uma oração e contou com a participação do Prefeito de Mineiros Agenor Rezende, vice-prefeito Elmo Assis, Secretária de Saúde Rosângela Rezende Amorim, demais secretários do município, vereadores, pessoas da comunidade, filhos, netos e familiares do Tote, o grande homenageado do dia.

O vereador Renato Vasques de Sousa, filho do homenageado e autor do projeto de Lei que deu o nome a Unidade de Saúde leu um breve histórico do seu pai que se destacou como pessoa, comerciante e grande representante político do município.

Dona Zélia Vasques de Souza, esposa do saudoso Tote foi homenageada pela Secretária de Saúde e pelo Prefeito de Mineiros Agenor Rezende.

A partir da próxima segunda, (02/05) a UBS no Jardim das Perobeiras vai atender a população com atendimento médico, enfermagem, farmácia, entre outros.

Biografia do grande Tote

Nascido em Mineiros em 23 de junho de 1926, filho do Senhor Taninho e Dona Maria Eulália passou sua infância no “Barreiro”, região do Matão. Em 1949 iniciou sua vida comercial montando seu primeiro negócio.

Na década de 60 foi candidato a prefeito sendo eleito em 03 de outubro de 1960.

Sempre com fidelidade apoiou e se posicionou politicamente, cabendo o seu legado a seus filhos que continuaram na política como vice-prefeito, secretários municipais e vereadores, em quase todas as legislaturas.

Algumas das realizações do Tote:

• Fundou o primeiro posto de Saúde de Mineiros, que existe até os dias atuais na 8ª avenida, parceria com estado.

• Usina hidrelétrica no rio verde, vendida e desmontada pelo seu sucessor.

• Abertura da estrada de Mineiros ao Posto 71 e abertura da estrada de Mineiros a Portelândia. Outras em parceria com o governo do estadual de Mauro Borges Teixeira.

• Calçamento das ruas do centro da cidade e de bairros, com pedras em paralelepípedos.

• Fundou a escola, hoje, Dª Tonica, com apoio da “aliança para o progresso” convênio  este com os EUA e grupo escolar Arquiilo de Brito.

• Desapropriação da cabeceira do córrego Mineira para implantação de capitação de água, tendo sido presenteado pelo governo do estado com liberação para distribuição futura de água encanada.

• Construção de pontes sobre os Ribeirões dos ferros, alegre, areia, picada e perdizes.

• Emancipação da cidade de Portelândia.

• Carta de desapropriação em apoio da criação do Parque nacional das Emas.

• Telefonia com discagem direta, tecnologia de ponta para a época e muito mais.

O Tote faleceu em 13 de fevereiro de 2009, mas seus exemplos e valores até hoje inspiram seus familiares e amigos.

Compartilhar: