Fogo atinge propriedades rurais na região do Vale do Araguainha em Alto Araguaia

Reprodução/Aia.3

É possível avistar focos de queimada em vários pontos pela região, informaram produtores

Ao menos cinco propriedades rurais na região conhecida como Vale do Araguaianha no município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá) já foram atingidas por um incêndio de grandes proporções. Fazendeiros da localidade pontuaram, por telefone, que o foco teria iniciado em uma propriedade e se espalhou pela região. Parte da produção de milho, pastagens e área da floresta de cerrado foram destruídas.

Ainda não se sabe quantos hectares já foram atingidos pelo fogo. Proprietários da região afirmaram que as chamas vem causando prejuízos e estragos na localidade há três dias. Áreas inteiras que receberiam o plantio da safra de grãos foram queimadas.

Fotos também mostram que parte da safra de milho colhida na região foi perdida. Um silo-bolsa, com capacidade para armazenar cerca de 3 mil sacas, foi queimado. Todo o produto ficou exposto e possivelmente está contaminado pela fumaça. Os silos-bolsa ficam dispersos no campo, ao relento. É uma alternativa de estocagem de grãos adotada pelos produtores.

Os próprios produtores tentam conter as chamas para evitar mais prejuízos. “Estamos aqui tentando fazer alguma coisa. Mas está difícil”, disse um produtor. Segundo ele, o forte vento, a baixa umidade do ar e a vegetação seca contribuem para as chamas se espalharem pela região.

O fogo chegou muito perto das sedes de duas propriedades. Os fazendeiros da região utilizam galhos, tratores e até mesmo um caminhão pipa na tentativa de conter o avanço das chamas e evitarem que outras propriedades sejam atingidas. Até o momento não há informação de bovinos mortos. Os próprios fazendeiros da região estão percorrendo as propriedades para verificar o prejuízo causado pelas queimadas. Ninguém se feriu.

As informações são de que as chamas, fora de controle, atingem a região de mata às margens do Rio Araguaianha. Áreas de preservação permanente, conhecidas como APPs, estão sendo destruídas pelo fogo, informaram produtores via telefone. (Aia3.com)

 

Olhe link da matéria:
http://aia3.com.br/fogo-atinge-propriedades-rurais-na-regiao-do-vale-do-araguainha-em-alto-araguaia/

 

 

Compartilhar: