Cachoeira Véu de Noiva é atração da Chapada dos Guimarães

Foto: Reprodução

A Cachoeira não é aberta para banho, apenas para contemplação. Mas, é parada obrigatória para quem visita o parque

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está situado entre os municípios da Chapada de Guimarães e Cuiabá, no Estado de Mato Grosso.

O parque tem a mais famosa cachoeira da região, a Cachoeira Véu de Noiva. Formada pelo rio Coxipó, com 86 metros de queda livre, pode ser observada a partir de um mirante, próximo à administração do parque ou por baixo, através de uma trilha íngreme, que só pode ser feita com autorização do Ibama. 

A Cachoeira não é aberta para banho, apenas para contemplação. Mas, é parada obrigatória para quem visita o parque. Pode-se observar a queda, e o voo das araras, a partir do mirante, a 550 metros do estacionamento do parque. Embora tenha alguns trechos em declive, a paisagem toda é deslumbrante. Antes conhecida como "Bocaina do Inferno", foi chamada pela primeira vez de "Véu de Noiva" por Dom Aquino Correa, sacerdote, prelado, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro, numa poesia em homenagem a cidade. 

Quando o rio Coxipozinho atravessa o paredão formado de rochas sedimentares da Formação Furnas, uma queda d'água de aproximadamente 70 metros de altura, inesperadamente se lança sobre o vale, e formando o Véu de Noiva, seguindo então seu curso por um canyon profundo, relativamente aberto.

O Parque Nacional, onde está a Véu de Noiva, pode ser visitado o ano todo, e aconselha-se utilizar proteção solar pois o cerrado não possui árvores e sombra em suas trilhas. 

A Cachoeira Véu de Noiva, é a mais procurada e visitada pelos "turistas radicais" por ter a prática do rapel. O esporte teve início no início do século passado e tem uma equipe de profissionais locais que guiam estes turistas aventureiros 

A entrada é franca, com horários específicos para visitação, e o controle é feito por monitores do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. A Chapada Brasil Tour organiza passeios com guias experientes, em trilhas, que incluem toda a região, além da Cachoeira Véu de Noiva, as demais cachoeiras do parque, cavernas e vales.

Compartilhar: