Dom Eric, um líder que marcou a história de Mineiros

FOTO: FERNANDO BRANDÃO

Durante 32 anos Dom Eric teve papel marcante em Mineiros, participando da criação de centros comunitários, sindicatos e várias entidades. Sempre defendeu a produção sustentável de alimentos e a preservação do meio ambiente. (Na foto com o saudoso vereador Orlado Mendonça)

Compartilhar:

O saudoso Dom Eric James Deitchman, por certo, foi um dos mais queridos líderes da história mineirense. Incansavelmente, desde que aqui chegou vindo dos Estados Unidos, no dia 02/10/1965, teve presença ativa no desenvolvimento da cidade.
Ao longo dos 32 anos de atuação em Mineiros, foi Prior do Mosteiro São José e Pároco. Procurou construir centros comunitários em todos os recantos da cidade e incrementar as comunidades eclesiais. Fundou e foi Diretor Espiritual do Encontro de Casais com Cristo e do Serra Clube de Mineiros.
Foi professor de matemática por 30 anos e co-fundador do Grupo de Escoteiro “O Grande Urso”; do Rotary Club de Mineiros; da Cooperativa Mista Agropecuária do Vale do Araguaia (COMIVA); da Fundação Ecológica Emas e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mineiros. Foi, também, membro do Conselho Superior da Fimes.
D. Eric deixou também sua marca no campo do agronegócio, seja com as experiências que tornaram produtivas as terras dos chapadões, como as culturas da soja e do arroz, seja com as que proporcionaram uma melhoria do gado na região. Ele contribuiu até no campo meteorológico, medindo regularmente as chuvas e as temperaturas máxima e mínima em Mineiros, durante seus últimos vinte anos de vida.
Pelos relevantes serviços prestados à comunidade ele recebeu os títulos de Cidadão Mineirense, Cidadão Goiano, dentre outros.
Após nove anos com câncer, sem nunca ter perdido a vontade de trabalhar e servir, Dom Eric faleceu às 14:40 do dia 11/10/1997, no Mosteiro São José, e seu corpo foi sepultado no jazigo dos Monges Beneditinos, no Cemitério Municipal de Mineiros.

 

Compartilhar: