Primeiro avião com refugiados sírios chega ao Canadá e é recebido por Trudeau

Foto: Reprodução

Ao todo, 163 refugiados chegaram no primeiro voo militar. O segundo voo está previsto para chegar em Montreal hoje, 12

Compartilhar:

O primeiro avião do governo do Canadá transportando refugiados sírios chegou a Toronto, onde foram recebidos pelo primeiro-ministro, Justin Trudeau, que está levando para a frente sua promessa de receber 25 mil refugiados sírios até o final de fevereiro. Ao todo, 163 refugiados chegaram no primeiro voo militar.

O avião que partiu da Jordânia chegou pouco antes da meia-noite levando o primeiro de dois grandes grupos de refugiados sírios que chegarão ao país através do governo canadense. O segundo voo está previsto para chegar em Montreal no sábado.

Trudeau cumprimentou algumas das famílias. A primeira família era de Kevork Jamkossian, um ginecologista de Aleppo, sua esposa Georgina Zires, um técnico de laboratório, e sua filha Madeleine de 1 ano.

"Nós realmente gostaríamos de lhe agradecer por toda essa hospitalidade", disse Jamkossian a Trudeau através de um intérprete. "Você está em casa. Seja bem-vindo", respondeu Trudeau.

Às famílias foram entregues ursos de pelúcia e roupas de inverno. Trudeau agradeceu todos os funcionários e voluntários que estavam estabelecendo os refugiados.

"Esta é uma noite maravilhosa, onde temos que mostrar não apenas um avião carregado de novos canadenses, mas temos que mostrar ao mundo como abrir nossos corações e dar boas vindas às pessoas que estão fugindo de situações extraordinariamente difíceis", disse Trudeau.

Cerca de 800 refugiados com destino ao Canadá estão sendo selecionados pela segurança e agentes de saúde a cada dia no Líbano e na Jordânia.

Das 163 pessoas que chegaram ontem à noite, 116 irão para novas casas na região de Toronto. Os demais irão para Ontário, British Columbia e Alberta.

Compartilhar: