Ceia com carpa e outras tradições natalinas

Fotos ilustrativas

Amigo secreto e troca de presentes são de praxe. Mas como é no resto do mundo? Confira os costumes em outros países

Enquanto você lê este texto, é bem provável que o cardápio de sua ceia natalina já esteja definido. Com algumas variações, a casa brasileira tem peru ou chester, um pavê para nunca perder a piada, frutas secas e nozes. Amigo secreto e troca de presentes são de praxe. Mas como é no resto do mundo? Confira os costumes em outros países:

CHINA
A professora de mandarim Sisi, do canal do YouTube Pula Muralha, conta que a noite do dia 24 de dezembro é um dia de fazer compras. "São muitas ofertas, então todo mundo aproveita", conta ela. As lojas têm decoração tradicional, cheia de luzes e música Um costume que vem se tornando popular entre os jovens é o de presentear alguém com uma maçã decorada. "O Natal é considerado uma noite de paz, segurança, e a palavra ‘maçã’ em chinês tem uma pronúncia muito parecida com segurança", explica. Na China, a data de reunir a família é o Ano Novo Chinês, em fevereiro.

JAPÃO
Assim como a China, o Japão não é um país católico e o Natal não é feriado. Ainda assim, as ruas ganham uma decoração exuberante. Outro costume é o de comer o Christmas cake, um bolo decorado. Os pais deixam no travesseiro dos filhos um kit com brinquedos e doces, dentro de uma botinha natalina. Para os japoneses, o 1º de janeiro (ano-novo) tem mais significado. 

MARTINICA
Território francês no Caribe, a ilha exibe uma mescla de costumes à mesa. O prato principal é o tender defumado e caramelizado, biscoitos quentes, inhame, boudin crele (linguiça apimentada), ragu de porco com ervilhas e bûche de Noël, sobremesa típica da França servida na época natalina. Para acompanhar, licor de laranjas e tangerinas com rum (shrubb). 

REPÚBLICA CHECA
A ceia no país tem como prato principal a carpa. Luiz Fernando Destro, diretor do Czech Tourism, explica que, por ser um país sem mar, o peixe é um dos alimentos mais valorizados. "Ela normalmente é frita, acompanhada de salada de batatas", diz. "Nas feiras de Natal, há tanques com carpas vivas para as famílias escolherem."

ÁUSTRIA
Nas casas austríacas, as luzes da árvore de Natal só são acesas pela primeira vez às 19 horas do dia 24. A carpa também é comum à mesa, assim como carne de pato ou ganso. Quem traz os presentes para as crianças boas é o Christkind (Menino Jesus) – as más são punidas pelo Perchta (ou Krampus). Em muitas cidades (e países vizinhos), a Noite do Krampus reúne dezenas de pessoas vestidas como a figura monstruosa.

Compartilhar: