Ameaça – Polícia Civil quer reverter danos causados à bacia do Rio Araguaia

Reprodução/Diário do Norte

Delegado diz que desvio feito perto de Britânia impede chegada de água ao Lago dos Tigres

Áulus Rincon – Mais Goiás

“Um desvio no curso do rio, e desmatamentos que são realizados há pelo menos 30 anos, estão impedindo a chegada de água do Rio Vermelho ao Lago dos Tigres em Britânia, e como o crime já prescreveu, não temos mais como punir os culpados”. O desabafo é do titular da Delegacia Estadual do Meio Ambiente (Dema), Luziano de Carvalho, que promete uma ação conjunta para tentar sanar os danos que teriam sido provocados por produtores rurais.

De acordo com o delegado, um desvio feito a 15 quilômetros da cidade de Britânia, impede, há pelo menos três anos, que o Rio Vermelho chegue até a foz do Rio Água Limpa, que é por onde a água seguia para o Lago dos Tigres. “A cada ano a lâmina do Rio dos Tigres abaixa mais. Nós já identificamos onde há o desvio, e o que nos resta agora é mostrar a 14 produtores rurais, já identificados, que se todos não colaborarem, o Lago dos Tigres pode até secar”, relatou.

Em 2014, ainda de acordo com Luziano, a Polícia Civil identificou a captação de água irregular em lagos e lagoas permanentes do Rio Araguaia perto das cidades de Aruanã e Jussara, danos estes que, em uma primeira ação, desencadeada em 2016, não foram sanados. “Jamais alguém poderia ter feito qualquer coisa na bacia do Araguaia, mas agora não adianta ficarmos procurando culpados, precisamos, sim, unir esforços, e descobrir o que ainda poderemos fazer para reverter esse dano”, concluiu.

O titular da Dema disse ainda não ter dúvidas que, de todos os danos já identificados no Rio Araguaia, esse que impede a chegada da água do Rio Vermelho até o Lago dos Tigres é, sem dúvida, o mais devastador e preocupante.

Olhe link da matéria completa:
https://www.emaisgoias.com.br/policia-civil-quer-reverter-danos-causados-a-bacia-do-rio-araguaia/

 

 

 

Compartilhar: