Vacinação contra aftosa começou na sexta-feira

FOTO: REPRODUÇÃO

Arthur Toledo: “O produtor rural deve ficar atento quanto ao prazo de envio da Declaração de Vacinação, que é de cinco dias úteis após o término da campanha”

Com o objetivo de imunizar 100% do rebanho bovino e bubalino goiano, começou nesta sexta-feira, dia 6, na Fazenda Piracanjuba Pró-Campo, no município de Bela Vista, a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa de 2016. A campanha prossegue até o próximo dia 31 de maio.

De acordo com o presidente da Agrodefesa, Arthur Toledo, em maio do ano passado foram imunizadas 21,016 milhões de cabeças ou 99,72% do rebanho goiano, estimado num total de 21,4 milhões. “O produtor rural deve ficar atento quanto ao prazo de envio da Declaração de Vacinação, que é de cinco dias úteis após o término da campanha”, destaca ele.

Arthur explica que o formulário pode ser entregue por via eletrônica através do site da Agrodefesa ou sob a forma impressa, nos Vapt Vupt ou nos escritórios  das propriedades rurais da Agência. “Quem descumprir a legislação fica sujeito a multa e é impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Estamos certos do comprometimento do pecuarista com a sanidade do rebanho e a economia estadual”, reforça o presidente Arthur.

O último caso de febre aftosa registrado em Goiás ocorreu em agosto de 1995. “Desde então o produtor rural está consciente da importância desta ação promovida pela Agrodefesa na luta pela manutenção da zona livre de febre aftosa com vacinação e, consequentemente, a conquista de novos mercados internacionais para a carne goiana”, acrescenta o presidente da Agência.

Raiva
O mesmo período de vacinação contra a febre aftosa em Goiás também é destinado à imunização dos rebanhos bovino, bubalino, equídeo, caprino e ovino contra a raiva dos herbívoros. Os animais que se encontram nas regiões consideradas de alto risco para a doença, que compreende 120 municípios goianos, devem ser vacinados.

Para acessar a lista com o nome dessas cidades, consulte o site, onde também constam todas as informações sobre a Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa.
Mais informações: (62) 3201-3546

Compartilhar: