PM ganha reforço logístico e de armamentos em Goiás

FOTO: ANDRÉ SADDI

Foram entregues 12 caminhonetes modelo Chevrolet S-10 e Mitsubishi L-200, completas com câmbio automático; 365 coletes femininos à prova de bala, dentre outros equipamentos e armamentos

A Polícia Militar goiana recebeu na segunda-feira, dia 30/05, reforço em equipamentos e automóveis, fruto do convênio firmado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O repasse foi conduzido pelo vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton.

Foram entregues 12 caminhonetes modelo Chevrolet S-10 e Mitsubishi L-200, completas com câmbio automático; 365 coletes femininos à prova de bala; 12 carabinas MD97 calibre 556 e 4 espingardas Gauge calibre 12, além de diversas munições para treinamento e uso em serviço. Os investimentos totalizaram R$ 1,7 milhão.

José Eliton anunciou que o Governo do Estado está adquirindo materiais químicos e munições orçados em R$ 3,9 milhões. Tais investimentos reforçarão o aparelhamento das forças policiais do Estado. Segundo o vice-governador, este é o primeiro passo no sentido de aparelhar as forças policiais com o que há de mais moderno em tecnologia de combate. Para isso, o Governo de Goiás também está fazendo seus próprios investimentos.

O titular adiantou que já há licitação por parte do Governo do Estado para aquisição de mais armamentos pesados, binóculos de visão noturna, binóculos com visão térmica, mira a laser e uma série de outros equipamentos solicitados pelos policiais para reforçar a tática.

Ao falar aos policiais militares durante a solenidade, José Eliton anunciou que em agosto a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária deverá renovar toda a frota de veículos da Polícia Militar e Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, da Superintendência de Administração Penitenciária e da Polícia Técnico-Científica. “Vamos ampliar em mais de 700 o número atual de viaturas, entre elas as da Rotam com equipamentos específicos e também do Batalhão Ambiental”.

Conforme destacou o vice-governador, a Polícia Militar faz um trabalho de excelência. “Tenho orgulho de estar à frente da Secretaria de Segurança Pública neste momento histórico, porque sei visualizar e observar a dedicação de cada um dos integrantes dessas corporações por suas funções”, afirmou, salientando que nas forças policiais do estado de Goiás não existe medo ou receio; que o que há, segundo destacou, é a capacidade de vencer desafios.

Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Divino Alves, com a entrega dos equipamentos e veículos para a PM, o Governo do Estado faz o resgate de compromissos assumidos para dotar a Polícia Militar das condições necessárias para o combate à criminalidade. “Nós estamos partindo para o enfrentamento; bandidos aqui em Goiás não têm vez”, disse ele, lembrando que a PM tem agido em consonância com as demais forças policiais e contribuído para a redução dos índices de violência em todo o estado.

Entrega
A solenidade de entrega dos veículos, armamentos, munições e equipamentos, na Academia de Polícia Militar, no Setor Universitário, contou com a presença de comandantes regionais, especializadas e de área, além de parlamentares.

Do total de caminhonetes repassadas à Polícia Militar, três serão para o Batalhão de Operações Especiais (Bope); uma para o Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer); cinco para o Comando de Operações de Divisas (COD) – para as bases de Goiânia, Piranhas, Porangatu, Uruaçu e Posse; uma para o Grupo de Patrulhamento Tático do 27º Batalhão de Senador Canedo; uma para a 2ª Companhia Independente, Grupo de Patrulhamento Tático do Jardim Ingá, em Luziânia; e uma para o município de Rio Verde.

Os 365 coletes antibalísticos femininos com bojo serão distribuídos às policiais militares do 1º Comando Regional da PM em Goiânia, do 2º Comando Regional de Aparecida de Goiânia, ao 3º Comando Regional de Anápolis, ao 5º Comando Regional de Luziânia e ao 17º Comando Regional de Águas Lindas. Também serão entregues a diversas unidades da Polícia Militar 12 carabinas MD 97, calibre 556, 4 espingardas calibre 12, além de 32 sacos para dormir, 20 redes de dormir do tipo selva, 20 kits para refeição e 20 luvas táticas.

O vice-governador e secretário José Eliton ressaltou, ainda, que a Polícia Militar contará com vans para policiamento comunitário a ser realizado em parques e feiras livres da capital.

Compartilhar: