Mais de 7 mil alunos participam dos Jogos Escolares de Goiás

Fotos: Divulgação

São 13 modalidades disponíveis: basquete, futsal, handebol e vôlei (coletiva); atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

Cerca de sete mil alunos da rede pública estadual estão participando desde esta quarta-feira, dia 11, em cinco cidades goianas, da segunda fase dos Jogos Estudantis do Estado de Goiás. Os vencedores de cada modalidade podem garantir vaga na etapa nacional, em João Pessoa (PB), no final do ano.

Os jogos são divididos três em etapas. A primeira delas – e que já foi concluída – é a Intermunicipal, onde as equipes se enfrentaram entre si dentro de cada uma das 40 subsecretarias regionais. As campeãs foram classificadas para a Etapa dos Polos, que será disputada entre maio e junho.

Tradicional em Goiás, a competição é promovida todo ano pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, por meio da Superintendência de Desporto Educacional, e tem como objetivo incentivar a juventude escolar a praticar atividades físicas, motivando o aprimoramento de habilidades e contribuindo para a formação do aluno/atleta. Também é uma oportunidade para descobrir novos talentos.

Todos os anos a Seduce é representada no pódio da Etapa Nacional. Além disso, diversos alunos já foram convocados a participar de jogos específicos da modalidade representando o País. Tal conquista pode significar o início de uma carreira dedicada ao esporte de alto desempenho. Os jogos contam com o apoio das prefeituras e federações esportivas.

São 13 modalidades disponíveis: basquete, futsal, handebol e vôlei (coletiva); atletismo, badminton, ciclismo, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. Os atletas devem ter de 12 a 17 anos. A participação é gratuita.

Grupos
Nessa segunda fase os atletas são distribuídos cinco grupos: Polo 1, em Morrinhos (11 a 15 de maio); Polo 2, em Rubiataba (18 a 22 de maio); Polo 3, em Inhumas (1 a 5 de junho); Polo 4, em Formosa (16 a 19 de junho) e Polo 5, em Jataí (22 a 26 de junho). Os campeões garantem vaga na terceira e última fase local, que é a Etapa Estadual. Mais reduzida, por participar somente um campeão por modalidade de cada polo, ela será realizada de 10 a 14 de agosto, em Ceres.

Quem garantir as primeiras colocações na Estadual automaticamente estará classificado para representar Goiás nos Jogos Escolares da Juventude. O evento é organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e será realizado em João Pessoa, de 20 a 29 de setembro (de 12 a 14 anos) e 10 a 19 de novembro (15 a 17 anos).

Compartilhar: