Governador José Eliton entrega unidade do Itego em Mineiros

Reprodução/Internet

Governador José Eliton, prefeito Agenor Rezende (centro da foto) e o governador Marconi Perillo, durante inauguração da obra

A 23ª unidade do Instituto Tecnológico de Goiás (Itego) foi entregue à população de Mineiros e Região, no Sudoeste Goiano, na tarde desta segunda-feira (25/06), pelo governador José Eliton e pelo secretário de Desenvolvimento (SED), Leandro Ribeiro.

O governador José Eliton disse que é uma honra para ele entregar escolas como os Itegos e Cotec´s, com ensino de alto nível, começada pelo governador Marconi Perillo e concluídas por ele. Anunciou que, em Mineiros, seriam entregues também cartões da Renda Cidadã e computadores para os diretores das escolas estaduais do município.

Em agosto, no reinício do período escolar, o Itego de Mineiros ofertará sete cursos do Pronatec, com cerca de 200 vagas.  Os cursos que tem carga horária variando entre 20 horas/aula a 1.000 horas/aula são nas áreas de agricultura orgânica, borracharia, alinhamento e balanceamento de veículos; cuidador de idosos; motorista de transporte de produtos perigosos; operador de máquinas e implementos agrícolas e soldador de estruturas e de tubulação.

O secretário Leandro Ribeiro disse que a demanda dos cursos acontece conforme a necessidade das empresas de cada Região, mediante a elaboração de projetos pedagógicos a serem desenvolvidos pelos professores. Ele destacou a atuação do Governador José Eliton, lembrando que os Institutos Tecnológicos e os Colégios Tecnológicos fazem parte de uma visão inovadora do Governo de Goiás, que sempre atuou para que obras e benefícios refletissem em qualidade de vida da população, na geração de mais empregos, na qualificação da mão de obra e em desenvolvimento econômico dos municípios e do Estado como um todo.  

O ex-governador Marconi Perillo lembrou que o Itego é um dos maiores projetos na área da educação profissionalizante no Brasil. Ele anunciou que, na próxima semana, terá junto com o governador José Eliton uma agenda de trabalho com a direção da BRF (união da Sadia e Perdigão) para tratar sobre criação de postos de trabalho na Região Sudoeste do Estado.

A 23ª unidade do Itego, inaugurada hoje, recebe o nome do ex-prefeito de Mineiros, falecido em 2012, Raul Brandão de Castro. Ela tem capacidade para ofertar aproximadamente 5 mil vagas por ano em cursos de qualificação profissional, capacitações e técnicos nas áreas do agronegócio, metalurgia, entre outros.

A unidade ainda poderá atender outros municípios da Região por meio de Colégios Tecnológicos (Cotec) e compartilhar tecnologia com o setor produtivo local.

O Itego de Mineiros ocupa uma área com mais de 5 mil metros quadrados. Possui 12 salas de aula, seis laboratórios básicos e dois grandes laboratórios especiais, auditório, biblioteca, teatro de arena, refeitório, área de convivência, quadra poliesportiva coberta, além das salas administrativas.

Os Itegos, espalhados por todas as regiões do Estado, têm por objetivo ampliar e qualificar a oferta de educação profissional e tecnológica de nível médio, atendendo às demandas do mercado e vocação local.

Nos próximos dias, serão inauguradas mais duas unidades do Itegro. Uma na Região Noroeste de Goiânia e outro em Valparaíso, no Entorno do Distrito Federal.

Estão em fase de conclusão o Itego de Niquelândia. Há previsão de construção de uma unidade em Jaraguá. Três Colégios Tecnológicos (Cotecs) também estão em construção nos municípios de São Simão, Rialma e Montividiu do Norte. (Comunicação Setorial – SED)

 

Compartilhar: