Goiás lidera viagens no Centro-Oeste

FOTO: REPRODUÇÃO

Pesquisa do IBGE revela comportamento do turista em 2019. Tendência é de fortalecimento do turismo regional  na pós-pandemia

Goiás foi o Estado mais procurado do Centro-Oeste em viagens nacionais em 2019. É o que revela a Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar Contínua, publicada pelo IBGE nesta quarta-feira, 12. O estudo também informa que Goiás está entre as 10 Unidades da Federação mais procuradas para fazer turismo.

O estudo investigou os hábitos e rotinas de viagem dos brasileiros em 2019. Os dados compõem um panorama detalhado do número de viagens realizadas, motivos para viajar, meios de transporte mais utilizados, locais de hospedagem e principais destinos.

De acordo com a pesquisa, em Goiás, 38,1% das pessoas viajaram à procura de Natureza, ecoturismo e aventura, o que representa 88 mil de um total de 232 mil viagens registradas. A categoria Sol e Praia ficou em segundo lugar, com 74 mil, ou 31,7% do total. A categoria Cultura consta como terceiro motivo das viagens de lazer em Goiás, com 16,9% ou 39 mil viagens.

Segundo a Coordenadora do Observatório da Goiás Turismo, Giovanna Tavares, no cenário pós pandemia a tendência é de aumento da demanda pelos destinos turísticos que oferecerem experiências autênticas, sejam elas culturais ou ambientais. Outra tendência é que as viagens serão preferencialmente realizadas no Estado de residência do turista.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, informou que o turismo regional será prioridade no cenário de recuperação do setor, fortemente afetado pela crise sanitária. "Com seus parques, cachoeiras, rios, cânions, trilhas, cavernas e águas termais, além da gastronomia e riquezas culturais, Goiás terá condições de atender ao turista mais exigente e proporcionar essa sensação de liberdade e de pertencimento que ele valoriza ainda mais neste momento tão difícil", afirmou. 

(Fonte: Comunicação Goiás Turismo – Governo de Goiás)

 

Compartilhar: