Combate a crime na zona rural de Goiás é destaque em mídia nacional

FOTO: REPRODUÇÃO

A matéria que destacou o combate ao crime em fazendas foi no Globo Rural. A reportagem mostrou os resultados alcançados pela Patrulha Rural em Catalão, programa criado em janeiro deste ano.

Lançado em janeiro deste ano, o novo modelo de Patrulha Rural Georrefenciada de Goiás já ganhou destaque na mídia nacional como programa referência no combate ao crime. As ações são realizadas em parceria da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar), além de sindicatos rurais.

A matéria que destacou Goiás no combate ao crime na zona rural foi divulgada pela Rede Globo, no programa Globo Rural, edição de domingo, dia 26. A reportagem mostrou os resultados alcançados pelo programa na zona rural de Catalão, município que fica no Sul do Estado. Depois que a parceria PM e agricultores começou a criminalidade na região foi reduzida significativamente. O número de roubos caiu 60%; furtos, 25% e de 16% os furtos de gado.

"Quando anoitecia a gente já se trancava dentro de casa, com medo dos bandidos", conta um dos fazendeiros da região. Segundo ele, era difícil até para a Polícia Militar encontrar a propriedade, porque elas não eram cadastradas, o que ocorreu com a implantação do programa. Atualmente, 500 propriedades rurais da região estão cadastradas e a meta é chegar a 1.100 propriedades até o final deste ano, na região de Catalão.

No combate à violência e à criminalidade, a PM utiliza de tecnologia, com equipamentos como computadores, GPS e até mesmo um drone, que ajuda no mapeamento e registro das propriedades, do gado, reservas florestais e máquinas, além de um cadastro dos funcionários.

"Logo depois que a Patrulha Rural começou a visitar minha propriedade, um funcionário pediu demissão. Fiquei intrigado e ao buscar informações descobri que ele era foragido da Justiça", narra outro proprietário da região. Nesse quesito, a Patrulha também oferece informações sobre o candidato  a empregado evitando situações como a do fazendeiro acima.

VEJA LINK DA MATÉRIA:
http://www.goiasagora.go.gov.br/combate-a-crime-na-zona-rural-de-goias-e-destaque-em-midia-nacional/

Compartilhar: