Agrodefesa orienta sobre compra de mudas

FOTO: REPRODUÇÃO

'

A Gerência de Fiscalização Vegetal da Agrodefesa alerta que com o período chuvoso a quantidade de vendedores ambulantes de mudas em Goiás aumenta consideravelmente. Esse tipo de comércio é proibido, conforme Instrução Normativa nº 004/2011, pois não garante a identidade, a qualidade e a segurança fitossanitária requerida por quem adquirir o material. Os fiscais, neste período em que as chuvas ficam mais regulares, intensificam as atividades de fiscalização do trânsito intra e interestadual de vegetais.

Os técnicos orientam que quem desejar adquirir mudas procure viveiros e floriculturas cadastradas na Agrodefesa, pois estes estabelecimentos são constantemente inspecionados e fiscalizados. A penalidade para quem insiste no comércio ilegal é a apreensão e destruição das mudas, ao infrator não caberá nenhum tipo de indenização.

O serviço de defesa sanitária vegetal estadual trabalha com práticas destinadas a prevenir e impedir a entrada de novas pragas no Estado e a controlar ou erradicar as já presentes que provocam danos econômicos às lavouras e pomares, especialmente as que detêm importância econômica e social. A Gerência de Fiscalização Vegetal atua apoiando as ações de fiscalização vegetal desenvolvidas em Unidades Operacionais Locais e coordenando as barreiras fitossanitárias fixas (Postos Fixos), e as barreiras fitossanitárias móveis (Fiscalização Volante).

A fiscalização do trânsito de vegetais é uma das práticas desenvolvidas pelo departamento. As atividades de fiscalização do trânsito de vegetais, intra e interestadual, têm como objetivo impedir a entrada e/ou a disseminação de pragas que constituam ou possam constituir ameaças à agricultura, garantindo a sanidade e a qualidade dos produtos vegetais oriundos do Estado, bem como fiscalizando e assegurando que os produtos de origem vegetal oriundos de outros estados e destinados a Goiás estejam em conformidade com as normas e padrões vigentes.

VEJA LINK DA MATÉRIA: http://www.goiasagora.go.gov.br/agrodefesa-orienta-sobre-compra-de-mudas/

Compartilhar: