‘TRANSPARÊNCIA E DIÁLOGO ME CONDUZIRAM ATÉ AQUI’

‘O trabalho tem que ser de proximidade e consonância entre a comunidade e os vereadores’

Um Legislativo transparente, atuante e voltado de fato para os interesses da comunidade, são alguns dos pontos defendidos pelo novo presidente da Câmara Municipal de Mineiros, vereador Vinícius Vilela. “Acredito que não devemos pensar na Câmara como um lugar de projetos individuais, ou que só tem finalidade política. Meu objetivo como presidente é aprovar a maior quantidade de projetos que vão beneficiar a população, independente do autor”.

O presidente da Câmara Municipal de Mineiros, vereador Vinícius Vilela Oliveira, recebeu a Olhaki Revista para uma entrevista exclusiva, onde fala de como pretende dirigir o Legislativo mineirense no ano de 2019, sempre tendo o ser humano como foco principal: “Nossa atuação precisa ser sempre em prol daqueles que retornam tarde da lida, cansados, e ainda têm que conviver com as dificuldades do dia a dia. Precisamos atingir as expectativas dessas pessoas, fazendo com que percebam que nós, os vereadores da cidade de Mineiros, somos verdadeiramente comprometidos com a população e que as obrigações de nossos cargos estejam sendo cumpridas com louvor, mostrando em nossa rotina diária resultados que ajudem as pessoas a acreditarem em um futuro melhor”, ressaltou.

Vinícius nasceu e foi criado em Mineiros. É Engenheiro Agrônomo pela UNIFIMES e agropecuarista. “Acredito no diálogo aberto e me sinto honrado em fazer parte dessa categoria tão forte e de uma relevância imensurável para o desenvolvimento do nosso país. Sou muito próximo dos produtores rurais de Mineiros e busco honrar a representatividade que me cabe no momento, dando suporte, correndo atrás de demandas importantes junto aos Poderes Executivo Municipal e Estadual. A classe enfrenta dificuldades que englobam toda logística, do preparo de solo até a colheita, do nascimento de um bezerro até o transporte para o frigorífico. Encontrar soluções para situações emergenciais que fazem parte do cotidiano é uma pauta diária do meu gabinete”, disse ele.

O que te motivou a entrar para a política e pleitear uma cadeira na Câmara Municipal de Mineiros?
Vinícius Vilela – Entendo que na época da minha eleição a sociedade estava de costas para a política. Com a quantidade de escândalos e casos de corrupção foi criado um vácuo entre a representação política e a sociedade. O que mais me motivou foi a possibilidade de preencher esse espaço com ideias e propostas. A partir daí e da receptividade que tive em diversos setores da sociedade, trabalhei bastante para que o projeto se tornasse realidade.

A quem você credencia seu ingresso na politica e sua eleição à Câmara Municipal?
Vinícius Vilela – Minhas ações sempre foram pautadas em meus valores como agropecuarista e como cidadão, me colocando no lugar de todas as pessoas que eu represento, que confiaram em mim e me colocaram lá. Não sou político de carreira e hoje acredito que um vereador atuante, que defende os interesses da população, consegue resultados muito mais significativos do que os de carreira, que só pensam e agem politicamente. Poucas pessoas têm coragem de fazer política dessa forma e esse é um dos motivos da classe ser tão marginalizada hoje em dia e do país estar há tanto tempo tentando sair de uma crise. Transparência e diálogo aberto me conduziram até aqui, então acredito que não devemos pensar na Câmara como um lugar de projetos individuais, ou que só tem finalidade política. Meu objetivo como presidente é aprovar a maior quantidade de projetos que vão beneficiar a população, independente do autor.

Já no primeiro mandato parlamentar, você chega à presidência da Câmara. Esse fato o credencia a postular voos mais altos na política de Mineiros?
Vinícius Vilela – É muito gratificante ver que em tão pouco tempo de política consegui conquistar a credibilidade do eleitorado me elegendo como vereador na primeira eleição que disputei, e agora, a confiança de meus colegas do Legislativo me alçando à presidência da Câmara. Sempre coloquei meu nome à disposição do partido, mas estou com foco total na gestão e na responsabilidade que tenho como presidente da Câmara Municipal de Mineiros, seja para ouvir e atender os cidadãos mineirenses, seja para tratar e dialogar com o Poder Executivo, colaborando para uma gestão mais eficiente.

Quais são suas metas como presidente do Legislativo Municipal para o exercício de 2019?
Vinícius Vilela –Tenho uma expectativa muito grande em relação ao que a Câmara Municipal representa para o nosso município. Representamos o que a população quer hoje: mudança, transparência e o fato de sermos mais acessíveis que os antigos políticos. Isso foi sintetizado nas três palavras que compõem o slogan adotado pela minha gestão: fiscalizar, legislar, progredir. Temos que garantir que o poder executivo seja fiscalizado de forma correta, legislando para o povo e garantindo progresso para a nossa cidade.

Como tem sido a participação da população nas sessões da Câmara? Você entende que ela precisa participar mais?
Vinícius Vilela – A população tem participado de maneira muito tímida das sessões e do dia a dia da Câmara, e um dos meus objetivos é mudar essa relação. A Câmara tem que ser totalmente transparente, levar a informação até o cidadão, não só da atuação de cada parlamentar, mas das ações que estão sendo feitas através da representatividade. Só para citar um exemplo, temos cadeira em vários conselhos municipais, como da educação, da saúde, do meio ambiente, nesses conselhos são tomadas decisões importantes para a cidade e para a população, e essas informações precisam estar disponíveis para todos. Acredito que quanto maior a transparência, maior será o engajamento da população.

Você fará alguma mudança no que toca ao funcionamento da Casa?
Vinícius Vilela – Meu projeto efetivo e concreto é conseguir concluir o mandato deixando um legado forte na Câmara, aumentando a quantidade de projetos aprovados, contribuindo para a criação de leis que de fato farão a diferença na vida do cidadão, aumentando a devolução do duodécimo para que a prefeitura possa investir em áreas carentes e dando uma resposta mais rápida aos anseios da população. O trabalho tem que ser de proximidade e consonância entre a comunidade e os vereadores.

É possível inovar como presidente da Câmara ou o tempo é muito curto para qualquer transformação? O que esperar da Legislatura 2019?
Vinícius Vilela – É possível e já estamos trabalhando para fazer uma gestão austera. O objetivo é fazer a repactuação de vários contratos, optar por licitações via pregão eletrônico, dando mais competitividade, racionalizar o uso dos equipamentos da Casa, e, com isso, ao final do exercício, ter um fluxo de caixa que permita a devolução significativa para o Executivo.

Como será o relacionamento entre o Legislativo e o Executivo Municipal?
Vinícius Vilela – Minha relação com o Executivo municipal sempre foi extremamente saudável e harmônica, e agora como presidente da Câmara pretendo manter esta relação e contribuir ao máximo com ideias novas. O Executivo já tem uma maneira de trabalhar e tem promovido uma verdadeira transformação em nossa cidade, pretendo fazer o melhor possível para o bom relacionamento entre os poderes, mantendo a independência de cada um.

O vereador é tido como “um fiscal da população”… O que é preciso ser fiscalizado em Mineiros?
Vinícius Vilela – Gosto da ideia de que Mineiros é um oásis em meio a uma realidade social e econômica completamente diferente do restante do país. Mineiros é um polo educacional, um centro de saúde, referência no agronegócio e tem um comércio forte e organizado. Como representantes do povo temos que trabalhar de forma vigilante, buscando contribuir da melhor maneira possível para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, seja apresentando novos projetos de lei, seja buscando aperfeiçoar projetos de iniciativa do Poder Executivo.

Qual sua avaliação sobre as duas administrações do prefeito Agenor Rezende? Mineiros está em boas mãos?
Vinícius Vilela – Desde o seu primeiro mandato o prefeito trouxe consigo o objetivo de fazer o governo da transformação. Hoje acredito que ele conseguiu tornar realidade um slogan de campanha. O crescimento econômico e social dos últimos anos, o avanço da saúde, do saneamento e de diversas outras áreas provam que ele é um excelente gestor. Então acredito que durante os seus mandatos a cidade estará em boas mãos. O importante agora é que a população comece a pensar a longo prazo, em como vamos manter o progresso e os avanços conquistados. Eu acredito que o caminho é o do diálogo aberto, da transparência e da proximidade com a sociedade, sem portas fechadas e sem oportunismo momentâneo. É para isso que estamos trabalhando e meu objetivo é contribuir cada vez mais.

O que a população pode esperar do vereador Vinícius Vilela?
Vinícius Vilela – Um ponto que faço questão de ressaltar é que nossa atuação precisa ser sempre em prol daqueles que retornam tarde da lida, cansados, e ainda têm que conviver com as dificuldades do dia a dia. Precisamos atingir as expectativas dessas pessoas, fazendo com que percebam que nós, os vereadores da cidade de Mineiros, somos verdadeiramente comprometidos com a população e que as obrigações de nossos cargos estejam sendo cumpridas com louvor, mostrando em nossa rotina diária resultados que ajudem as pessoas a acreditarem em um futuro melhor. A qualidade de vida, o conforto, a segurança, a saúde, a educação do nosso cidadão devem ser sempre nossa principal prioridade, afinal foi através de propostas de melhorias nessas áreas que recebemos votos de confiança que nos trouxeram até aqui.

Compartilhar: