DICAS – Como lavar alface: aprenda o jeito correto de higienizar alface e outras verduras

Reprodução/Internet

Saiba qual é o método mais eficiente para eliminar os germes e consuma alimentos muito mais seguros para a sua saúde

Você já está cansada de saber que, para ter uma alimentação saudável, é preciso consumir de cinco a seis porções diárias de verduras e legumes.
Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, e ainda são excelentes fontes de fibra, que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.
Porém, como muitos desses alimentos são consumidos crus, é preciso ter um cuidado especial na hora de prepará-los, lavando-os de forma a remover micro-organismos e o excesso de agrotóxico.
Para isso, não basta apenas passar as verduras embaixo d’água, sob o risco de não eliminar completamente todos os elementos que oferecem ameaça à nossa saúde. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como lavar corretamente a alface e outras verduras e permitir que você tenha mais segurança na sua alimentação:

Como lavar alface corretamente
A alface, com todas as suas variedades, é o vegetal folhoso mais consumido no nosso dia a dia. Ela é rica em fibras, tem propriedades calmantes, contém vitamina K e ainda ajuda a diminuir o índice glicêmico depois das refeições.
Apesar de todos esses benefícios, ela pode chegar à sua casa contaminada por micro-organismos adquiridos no cultivo ou no transporte, por isso é necessário higienizá-la muito bem. Confira o passo a passo:
Lave as mãos e a pia antes de iniciar a higienização para evitar a contaminação do alimento;
Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas;
Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;
Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha. (Dicas de Mulher)

Leia matéria completa no link:
https://www.dicasdemulher.com.br/como-lavar-alface/

 

 

Compartilhar: