A Páscoa pelo mundo

Foto: Reprodução

No Brasil, por exemplo, a Páscoa é celebrada pelos cristãos como a morte e ressurreição de Jesus Cristo

A Páscoa é uma época de ensinamento e reflexão O período é celebrado em vários países e cada lugar conta com suas características e peculiaridades. Há locais em que as comemorações que vão muito além de ovos de páscoa. No Brasil, por exemplo, a Páscoa é celebrada pelos cristãos como a morte e ressurreição de Jesus Cristo, enquanto para os judeus o período remete à fuga do povo judaico do Egito. Na época, o ovo representava, para os egípcios, um símbolo de fertilidade 

A época é uma tradição tipicamente celebrada pelos cristãos e judeus. Outra curiosidade referente ao período é que o coelho não é considerado o símbolo universal. Por exemplo, na França, a cultura é representada por um peixe conhecido como Poisson d"Avril ( Peixe de abril). 

Ovos cozidos também são considerados simbologias do período como na Alemanha, Áustria e Suíça. O costume é marcado pela pintura dos ovos. Suas cascas são furadas e esvaziadas e, depois de pintadas, são postas em árvores ou arranjos.

Na Suécia as crianças comemoram o dia como se fosse a data de Haloween. Desta forma, a Páscoa vai sendo comemorada de diferentes formas ao redor do mundo.

No Canadá, por exemplo, vários bairros unem-se para realizar a brincadeira de caça aos ovos. No México não há consumo de carne na sexta-feira santa, e em nenhuma outra sexta-feira do ano.

Na Índia o período remete a sacrifícios. Por isso, na quaresma muitas famílias juntam dinheiro em uma caixa de oferenda e depois doam a quantia. No país, em vez da páscoa, é celebrado o festival Holi, para relembrar o nascimento do deus Krishna.

Assim, cada país tem a sua tradição, cultura e história para celebrar a data Aqui no Brasil, além de ser festejada em família, ainda há a emoção de acompanhar as festividades cristãs e a distribuição dos ovos de Páscoa, com aquelas brincadeiras que divertem a todos. Tudo num clima de paz e harmonia. 

Do Norte ao Sul do Brasil, é nesse clima de festividade que o Candeias deseja a todos uma Páscoa maravilhosa, recheada de momentos inesquecíveis. 

Compartilhar: