I Feira Cultural Gastronômica em Santa Rita do Araguaia reúne centenas de pessoas

Cassiane Mews

Além da programação cultural, as escolas e os amigos solidários apresentaram as variedades culinárias brasileiras

A gestão Desenvolvimento para todos, por meio da secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, superintendência de Cultura e parceria com as escolas municipais e estaduais realizaram no domingo (03) a 1° Feira Cultural Gastronômica do município. O evento reuniu mais de 300 pessoas na Feira Municipal Aprígio Pereira Magalhães com uma programação especial para todas as idades.

Durante o evento alunos e professores trouxeram em suas apresentações culturais um pouco da tradição de cada região brasileira. A Escola Municipal João Paula da Cruz representou a região Norte através da dança Carimbó. A Escola Municipal Romão Martins de Souza marcou sua participação com a dança da jardineira, tradicional da região Sul. O Colégio Estadual Ivo de Moraes Cajango representou a região centro-oeste com a dança Country, o Colégio Estadual Alfredo Nasser ficou com a região sudeste representado pelo funk e o samba. Por fim a região nordeste foi representada pelos amigos solidários que trouxeram o forró apresentado pelo professor Hsulla e a dançarina Bebel. A Feira Cultural Gastronômica contou ainda com a voz e violão dos cantores Lucas Rocha e Rafael Machado.

Além da programação cultural, as escolas e os amigos solidários apresentaram as variedades culinárias brasileiras, como bolinho de macaxeira, tapioca, cuca, churrasquinho, tortinha de cupuaçu e graviola, pastel, empadão goiano, galinhada, pé de moleque, mané pelado e outros quitutes.

O alagoano, Eronaldo dos Santos morador de Santa Rita do Araguaia a seis anos, trouxe toda a família para a Feira Cultural gastronômica. “Achei muito bacana a iniciativa, cada região sendo representada, aproveitei para comer uma tapioca, típica da minha região”, conta Eronaldo.

Para a professora Isabel Golemba, o que chamou mais atenção foram as apresentações culturais. “Achei linda a festa, é muito bom poder assistir os talentos que temos em nosso município”, diz satisfeita a professora.

A superintendente de Cultura Juliana Morales afirma que eventos como a I Feira Cultural Gastronômica engrandecem e valorizam a cultura local. “Desde que assumimos a gestão, a prefeita Tânia Salgueiro vem nos cobrando para que façamos eventos culturais que atinjam toda a comunidade. E foi isso que vimos durante a primeira edição, famílias inteiras visitando a feira, assim como nas grandes praças de alimentação dos shoppings, onde possamos ouvir uma boa música, ter várias opções de alimentação, as crianças terem um espaço para brincar, enfim. Promovemos esse evento para trazer uma opção de lazer a mais para os santaritenses”, conclui Juliana.

A secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Leisa Baronas faz um balanço positivo da I Feira Cultural Gastronômica. "Este evento foi uma forma de valorização das pessoas que construíram Santa Rita do Araguaia, através da parceria da Educação municipal e estadual trouxemos com um formato lúdico o aprendizado, o lazer e a cultura. Fico grata pela participação da comunidade", agradece Leisa.  (Cassiane Mews – Assessoria de Imprensa)

 

Compartilhar: