Previna-se para não cair nos golpes contra os aposentados do INSS

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Sob a falsa alegação de que o aposentado teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência, eles pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia

Aposentados e pensionistas da Previdência Social devem ficar atentos à ação de estelionatários. Os criminosos entram em contato, por telefone, com segurados passando-se por integrantes do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS).

Sob a falsa alegação de que o aposentado teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência, eles pedem ao segurado que informem dados pessoais e solicitam o depósito de determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento que não existe.

Em outras situações, os criminosos abordam os segurados e afirmam que estes teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios concedidos à época do governo Collor. Mas na verdade trata-se de um golpe. Todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência são baseadas na legislação e os segurados não precisam realizar nenhum pagamento para ter direito a qualquer benefício.

Há situações também em que os estelionatários enviam documentos a segurados se passando por uma falsa "Auditoria Geral Previdenciária", convocando-os a uma "Chamada para Resgate". Segundo o documento, os segurados teriam direito ao resgate de valores devidos aos participantes de carteiras de pecúlio, que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria complementar.

A Previdência esclarece que não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de correspondência, muito menos tem algum tipo de relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos mensalmente pelo INSS são da previdência pública. Os recursos são arrecadados por meio de contribuição paga por todos os trabalhadores filiados à Previdência Social.Dados pessoais.

A Previdência esclarece que não solicita dados pessoais por e-mail ou telefone e também não realiza nenhuma forma de cobrança para prestar o atendimento nem realizar seus serviços. A principal recomendação da instituição para os seus segurados é que não utilizem intermediários para entrar em contato com a Previdência e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário.

A Previdência também alerta a população para que não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos. Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.

Caso seja vítima desse tipo de abordagem, o segurado não deve fazer nenhum depósito em conta bancária ou fornecer seus dados pessoais para terceiros que se passam por representantes do órgão. É importante também que a vítima registre imediatamente um boletim de ocorrência e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social. Para entrar em contato com a Ouvidoria, basta ligar na Central 135 ou acessar a página do Secretaria da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) na internet.

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